Orkut & cia
Prezados:
As redes sociais vieram p´ra ficar, isso é INEGÁVEL!
Mas é uma pena o que os brasileiros (ou os que SE DIZEM brasileiros) têm feito com elas...
Um exemplo típico é o (pobre) Orkut.
Mesmo com os esforços do Orkut Büyükkoktten (Sim. É ALGUÉM! O criador da ferramenta) e da equipe do Google em mantê-la, no mínimo, "frequentável", o povo tem-na "estragado"!
Não bastassem os vírus (criados em JavaScript) e as dúzias de mensagens não-solicitadas a respeito de "certas" exibições frente a uma câmera, há assuntos mais pesados como apologia ao ódio e às drogas, pedofilia, brigas marcadas, racismo...
Perdeu-se, aí, o sentido de uma rede social, que era o projeto do Orkut (o "cara" que, modestamente, deu seu nome à ferramenta...)
E não é o fato de termos limites etários (a princípio, menores de 18 anos NÃO PODERIAM ter uma "conta" no Orkut, mas isso foi facilmente driblado, digitando-se uma data de nascimento qualquer, comprovando que, na Internet, "qualquer um pode ser qualquer outro"), mas de RESPEITO aos demais usuários e, sobretudo, não se expor como muita gente faz.
De fotos da casa (com Estado/cidade colocados no perfil), a fotos da família (citando TODOS os nomes de filhos, pais, tios...), so falta, mesmo, descrever a rotina diária...
- Saio de casa às 7h da manhã pela Rua X, chego na escola e fico até às 12h. Depois, volto p´ra casa onde fico sozinho(a) até às 18h, quando minha mãe chega do trabalho (meu pai não mora com a gente, então eu tenho que fazer a comida e cuidar do Lulu, nosso único cachorro, que é mansinho e não faz nada, só come e dorme). Minha mãe vai dormir cedo e eu fico no PC, falando com os meus amigos no MSN (nomedousuario@hotmail.com. Qualquer coisa me add aí... ♥)
Faltou alguma coisa?
Ah, sim! Dizer onde fica a chave de casa enquanto a mãe não está...
Vendo isso tudo, tenho dúvidas com relação às redes sociais no que diz respeito a segurança!
Não das informações, mas dos USUÁRIOS!
E isso não é culpa do Orkut/Google, ou do Facebook, ou do Hi5, ou do MySpace...
Alguém precisa avisar crianças/jovens/todo-o-mundo que a Internet - Orkut incluído, obviamente - NÃO É SEGURO!
Tenho feito minha parte, no sentido de alertá-los quanto a:
- nunca fornecer dados pessoais como nome completo, telefone, endereço, MSN;
- jamais postar fotos da família ou que identifiquem a casa onde mora;
- jamais ir sozinho(a) a encontros;
- nunca "assinar" comunidades de características duvidosas, como racistas, de conteúdo erótico/pornográfico que envolvam crianças ou adolescentes, de apologia a armas/drogas/vandalismo/terrorismo/violência contra animais, etc
São poucos os conselhos!
Mas são suficientes para manter as redes sociais (que são uma ótima idéia, desde que bem utilizadas) acessíveis por TODOS.
E por falar em TODOS, tem cachorro com perfil no Orkut (eu mesmo sou "amigo" de uns 3, mais ou menos), bola de tênis (sim. É isso mesmo que você leu), carros...
Ou seja, tem gente com boas idéias (criativas, pelo menos).
Além de comunidades muito bem pensadas... Para TODOS os gostos.
O problema é o que se escreve (e COMO se escreve, mas isso é assunto para outro post) nestas comunidades e nos próprios perfis.
Então, atenção redobrada (se possível, quadruplicada) com o que se escreve por lá.
Para "deleite" geral, segue o avatar que uso (inclusive nas aulas, para ser reconhecido).
(Antes que perguntem, eu sou o DO MEIO. É. O de óculos)
Amplexos e ósculos a todos
Comments
Com certeza,vc tem toda a razão!
Gosto e tenho orkut,mas assino embaixo tudo o que escreveu!
É meu amigo,final dos tempos...
Beeijo no coração!